Detalhes da Notícia

JORNAL IPANEMA

19/04/2014

Construtoras adéquam cronogramas das obras para compensar feriados e jogos da Copa

Não será um ano fácil para as construtoras que operam no Brasil. E isso nada tem a ver com o mercado. “Os feriados e os jogos da seleção durante a Copa do Mundo impactarão negativamente nos cronogramas das obras”, afirma Denise Reis, diretora da JNK Empreendimentos Imobiliários. “Vamos consultar o sindicato da construção civil para sabermos como poderemos compensar as horas decorrentes das dispensas que daremos aos trabalhadores nos dias dos jogos”.

Em 2014, oito dos doze feriados nacionais cairão em dias da semana criando os chamados pontos facultativos, esperados pela população, mas que se tornam um gargalo para as fábricas do país. “Só não teremos um impacto ainda maior porque a maior parte dos trabalhadores que atua em nossos canteiros de obras é terceirizada”, revela Denise.

A Federação do Comércio de São Paulo já fez as contas caso se decrete feriado nacional nos dias de jogos do Brasil: R$ 40 bilhões. Se for decretado feriado, quem também vai sofrer é a indústria. Porque se a linha de produção para, dificilmente a empresa vai conseguir recuperar o que deixou de ser produzido. E se ela decidir funcionar no feriado, o custo de produção de cada unidade vai ficar mais caro.