Detalhes da Notícia

JORNAL IPANEMA                         

Espaço Empresarial       

05/01/2013

Construção civil em Sorocaba “importa” mão de obra até do Haiti

A falta de mão de obra – capacitada ou não – para trabalhar na construção civil é notória. Um dos motivos dessa carência é o fato de a indústria e o comércio estarem aumentando as contratações. Assim, os trabalhadores preferem o conforto dos ambientes fechados ao trabalho árduo, normalmente sob o sol, da construção civil.

Uma das obras da JNK Empreendimentos, em Sorocaba, tem três haitianos trabalhando como ajudantes de pedreiro. Para se ter ideia das dificuldades do Haiti, um deles trabalhava na área de odontologia em sua terra natal. Segundo o encarregado da obra e a diretora de Engenharia da construtora, Mirlene Arruda, eles só são admitidos se estiverem com a documentação regulamentada e exercem muito bem suas funções.

De acordo com o encarregado da obra, eles pedem para trabalhar aos sábados, domingos e feriados para receber hora-extra, pois o sonho deles é ter condições para trazer a família para o Brasil.

Em outra obra da JNK – esta, na cidade de Itu –, 90% da mão de obra são de origem nordestina (vindos dos estados da Bahia e Paraíba). Eles chegam por indicação de familiares e amigos que trabalham ou já trabalharam na empresa.